topo_sobre

 

Embora com um nome muito óbvio, muitas pessoas não compreendem exatamente o que faz um estúdio de design. É comum vermos pessoas que confundem o papel de Estúdios de Design, Agências de Publicidade e Gráficas, embora muitas vezes o papel de cada segmento se confunda.

Um estúdio de design basicamente se foca na criação de peças (gráficas e web, no caso do W&Co), ou seja, Criação, Design, Diagramação e Acompanhamento de Impressão / Produção. Já uma agência de publicidade basicamente oferece os serviços de planejamento e execução de campanhas publicitárias que podem envolver diversas mídias como TV, rádio, internet, PDV (ponto de venda), etc.

A formação do designer leva em conta sintaxe visual bi-dimensional, teoria da cor, gestalt, matemática, tipografia, composição, etc, enquanto a do publicitário tem mais foco em redação, estudo do comportamento do público consumidor, administração da comunicação, pesquisa de mercado, etc. Já a formação do gráfico é baseada em técnica de impressão, manuseio de papéis e acabamentos. Por este motivo, o Designer é mais indicado para desenvolver identidade visual (logotipo, logomarca, manual de identidade, papelaria), peças gráficas (folders, flyers, folhetos, envelopes, cartões de visita, convites, pastas, apresentações, etc), comunicação visual (banners, placas, sinalização, etc) e web design (web sites, hot sites, banners de internet, e-mails marketing, etc).

É muito comum que clientes procurem um estúdio de design para trabalhos que necessitariam na verdade de uma agência de publicidade assim como que procurem uma agência de publicidade para trabalhos que necessitariam de um estúdio de design. Outro caso que acontece com frequência é o de empresas que procurem gráficas para trabalhos que necessitam primeiramente de um estúdio de design. Se você não sabe que tipo de empresa procurar, leve em conta as seguintes dicas abaixo:

Quando procurar um Estúdio de Design:

  • Quando estiver abrindo sua empresa e necessitar criar a identidade visual da mesma (logo, papelaria, cartões de visita, site, etc) o que é o principal em um primeiro momento;
  • Quando precisar da criação de peças pontuais de comunicação (como folhetos, flyers, cartões de visita, e-mails marketing, convites, pastas, etc);
  • Quando necessitar do desenvolvimento de um web site, ou um re-design do já existente;
  • Quando necessitar se comunicar com seus clientes para reforçar sua identidade visual, seja por e-mail marketing, por mala direta ou outro tipo de material;
  • Quando não tiver a arte de alguma peça gráfica (folhetos, flyers, pastas, envelopes, etc). É comum clientes procurarem inicialmente gráficas para este tipo de trabalho, porém deveriam inicialmente procurar um estúdio para projetar a arte da peça em questão.

Quando procurar uma Gráfica:

  • Quando quiser imprimir uma peça que já tenha sido criada por um designer ou um Estúdio de Design;
  • Quando quiser uma cotação para ter uma base de preço antes de solicitar a criação a um Estúdio de Design (assim o cliente já sabe o custo de impressão antes mesmo de cotar o valor da arte). Ainda assim, é sempre interessante consultar um designer ou Estúdio de Design antes para se informar sobre os melhores papéis, formatos e acabamentos.

Quando procurar uma Agência de Publicidade:

  • Quando quiser planejar uma campanha completa para atingir uma nova categoria de público-alvo;
  • Quando estiver lançando um novo produto e necessitar de uma campanha que possa abranger diversos tipos de mídia (TV, Rádio, Internet).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *