5 Dicas para aumentar a conversão no seu e-commerce

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5 Dicas para aumentar a conversão no seu e-commerce

Falar sobre a taxa de conversão de e-commerce é falar sobre atingir mais leads em menos tempo utilizando menos recursos.

E essa é uma questão crucial para o pequeno empreendedor, já que ele é justamente quem empreende com pouco dinheiro, quase sem tempo e precisa chegar a muitas pessoas, se quiser assegurar que o seu negócio sobreviva.

A taxa de conversão é algo muito importante para o marketing digital. Ela indica o número de pessoas que se aproximam de alguma forma do seu site — e, logo, ficam mais próximas de se tornarem seus clientes também.

Isso, normalmente, é feito com formulários que recolhem o nome e endereço de email dessas pessoas, oferecendo algo em troca. Pode ser algum material para leitura ou, como é mais comum no e-commerce, cupons de desconto.

Ao preencher esses formulários, essa pessoa se torna uma lead, isto é, vai receber emails da sua empresa regularmente e pode vir a comprar seus produtos.

No caso das lojas virtuais, essas visitas de desconhecidos tanto podem ser convertidas em leads como também em vendas. Afinal, esse cliente potencial que encontrou o seu site pode achar o que procura e comprar ou optar por apenas assinar a sua newsletter e se manter informado. 

Dicas para aumentar sua taxa de conversão

Qualquer que seja o caso, há técnicas para aumentar a conversão de um e-commerce. Separamos aqui algumas das formas mais simples de fazê-lo, mas há outras comuns e também muitas que ainda vão ser criadas.

Aliás, a originalidade é um ponto crucial para o sucesso de um negócio. Quem sabe estas dicas não te inspiram também a criar maneiras de converter gastando pouco tempo e dinheiro?

1 – Capriche na parte visual

O visitante que chega no seu site vai formular uma opinião imediata sobre aquilo que vê. O design da sua loja virtual pode passar uma impressão confiável, intuitiva e fácil de entender ou suja e amadora.

Considerando que a sua proposta seja fazer muito gastando pouco, é provável que você não esteja disposto a contratar um web designer para cuidar dos aspectos visuais do seu site. Portanto, redobre o cuidado quando for escolher um template na sua plataforma favorita. O layout de uma loja virtual é um dos responsáveis diretos pela sua taxa de conversão.

2 – Disponibilize informações que gerem credibilidade

As pessoas estão mais inclinadas a confiarem em e-commerces de enormes cadeias varejistas. Por outro lado, elas podem desconfiar dos seus serviços, enquanto o seu site for pouco conhecido e não tiver se estabelecido no mercado.

Isso reforça a importância dos selos de qualidade e outras informações. Procure disponibilizar certificados do tipo SSL (do inglês Service Sockets Layer), um tipo de protocolo de segurança que é utilizado internacionalmente para atestar que a troca de informações sigilosas num certo website é segura.

Seu cliente também vai se sentir mais seguro se houver links para a sua política de privacidade e reembolso, número de telefone, email, canais de comunicação nas redes sociais e outras informações que demonstrem o seu cuidado e seriedade com as transações do seu e-commerce.

3 – Dê muita atenção ao carrinho de compras

Algumas dicas ajudam a evitar que os seus clientes iniciem uma compra e a abandonem no meio. A primeira, é remover todo e qualquer elemento que cause dispersão nesse momento.

Por exemplo: a partir do momento em que alguém clicou no botão “comprar” e o processo do carrinho teve início, não há mais necessidade de menus suspensos, botões de compartilhamento, anúncios e outras coisas do tipo tirando a atenção daquilo que realmente importa, não é mesmo?

Mas fique atento a um detalhe: um dos motivos pelos quais um cliente pode abandonar um carrinho é a falta de confiança no seu site. Então, vale a pena manter os links que citamos no item 5 destas dicas.

4 – Invista em SEO

Claro que para que a taxa de conversão cresça, é necessário, primeiro, que muita gente chegue até o seu site. Por isso é que é indispensável investir em SEO (Search Engine Optimization ou Otimização Para Motores de Busca).

Basicamente, o SEO garante que quem pesquisar por um determinado produto na página de buscas do Google vai encontrar o seu site no resultado dessas buscas.

Anúncios do Google AdWords são uma boa forma de começar, mas há maneiras um pouco mais complexas e muito mais recompensadoras de conseguir tráfego espontâneo para a sua loja virtual.

5 – Tenha um blog para ajudar na estratégia de marketing

Se puder colocar um pouco mais de tempo a serviço da sua loja virtual, vale a pena ter um blog que ofereça dicas, informações úteis e tire dúvidas sobre os produtos que você comercializa.

Assim, você não apenas adquire mais credibilidade — já que assume ares de autoridade no assunto — como também facilita sua estratégia de SEO: agora, não apenas as pessoas que estão em busca de um produto chegam ao seu e-commerce, mas também aquelas que querem tirar dúvidas.


O e-commerce é muito vantajoso para clientes e empreendedores. Se você conhecer bem os seus consumidores e permitir que eles também te conheçam, a relação de confiança mútua que vai surgir entre vocês vai se tornar uma verdadeira fórmula de sucesso para o seu negócio

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